Alunos plantam árvores na Semana da Floresta Autóctone

Alunos plantam árvores na Semana da Floresta Autóctone

O Geopark Terras de Cavaleiros uniu-se à Câmara Municipal, ao Agrupamento de Escolas e às escolas privadas do concelho para, por mais um ano, contribuírem para que haja mais árvores.

É a Semana da Floresta Autóctone que se assinala desde segunda-feira, e até ao final da semana, e que contará com a ajuda de cerca de 700 alunos do território.

Este ano, plantam-se pinheiro, sobreiros e carvalhos. Acompanhámos alunos do 8º e do 9º anos nesta empreitada.

reduzido 3

“Colocamos lá a árvore, depois tapamos a raiz com alguma terra anterior e sem pedras. Depois calcamos com a mão.

A árvores são importantes para a nossa respiração e para o meio ambiente. As árvores dão oxigénio e algumas até dão fruto para nos alimentarmos, mas não é o caso destas. Nós tratamos bem as árvores.”

Para alguns deles, as árvores que agora deixam na terra têm um significado especial.

reduzido 3

“Estas plantas vêm de uma sementeira feita por nós no ano anterior. Para fazer essa sementeira recolhemos bolotas de árvores autóctones aqui da região, depois planta-mo-las com terra do compostor que temos na escola, e essas bolotas cresceram para agora as estarmos aqui a plantar.

Nunca tínhamos plantado árvores, é a primeira vez e não está a ser uma experiência dura.

Esta semana é muito importante porque preservamos a biodiversidade existente na nossa região e estamos a aprender como trabalhar a terra.”

Carla Freitas é professora de Biologia, e garante que os mais novos já compreendem a importância desta atividade.

reduzido 3

“Os alunos estão a compreender a iniciativa porque já o ano passado semeamos as bolotas e este ano eles estão a ver que as suas bolotas cresceram e dão origem a árvores que eles estão a plantar este ano e até já querem vir cá no próximo ano para ver como elas estarão.

Os alunos que semearam o ano passo são os que estão a plantar este ano. É o reconhecimento do trabalho de um ano e os alunos de 11º já semearam em vários anos.”

A mensagem desta semana é clara, conforme expressa a coordenadora do Geopark Terras de Cavaleiros Sílvia Marcos.

reduzido 3

“Todos foram convidados para participar, públicos e privados, e a importância é explicar aos mais pequenos que devemos preservar aquilo que é nosso, tratar do meio ambiente para que, mais tarde, possamos tirar algum partido e bem estar também para nós próprios.”

Segunda-feira, 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, estão previstas duas palestras, no Centro Cultural da cidade, para sensibilizar a população estudantil para o património florestal e incentivar a prática de atitudes mais sustentáveis e conscientes quanto à preservação.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados