CIM delineou programa para combater a vespa da galha

CIM delineou programa para combater a vespa da galha

Os nove municípios da comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes pretendem implementar um plano de combate à vespa da galha do castanheiro. O programa designa-se  Biovespa e prevê que sejam as câmaras municipais as responsáveis pelas implementação da luta biológica contra a praga. Ainda segundo o plano que foi debatido na última reunião da CIM, as acções deverão ser coordenadas pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.

De acordo com o presidente desta CIM, Américo Pereira, este é um assunto que merece especial atenção dos municípios, devido ao peso económico do sector da castanha para a região.

reduzido 3

“É o chamado projeto Biovespa que se trata de um projeto de luta contra a vespa da galha do castanheiro que é uma praga que apareceu este ano, pela 1ª vez, no Norte do país. Começou a ser implementada e combatida pela Câmaras Municipais, à qual temos de dedicar uma atenção especial porque o que está em causa é um fruto cujo rendimento é muito significativo para os agricultores da nossa região.”

O também autarca de Vinhais refere que o plano está ainda a ser delineado, visto que há um diferendo com o ministério da Agricultura em relação ao financiamento das acções de combate à praga, que entrou no território transmontanos na primavera deste ano.

reduzido 3

“Há aqui uma divergência com o Ministério da Agricultura que nós queremos que seja o centro de competências de frutos secos sediada em Bragança a coordenar e a tutelar todo este processo, e a parte monetária que seja suportada pelo próprio ministério da agricultura porque é natural que isto acarrete muitos custos.”

Na última reunião da comunidade intermunicipal que decorreu em Alfândega da Fé, foi ainda aprovado o plano de mobilidade urbana sustentável, um plano chapéu que estabelece as directrizes de futuros projectos na área de transportes no território da CIM e que vai privilegiar a utilização de veículos que utilizem energias alternativas tanto nos percursos urbanos, como intermunicipais ou inter-regionais, obedecendo a parâmetros de sustentabilidade energética.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados