Primeiro avião partiu hoje de manhã Bragança

O primeiro avião descolou por volta das 8 da manhã com mais de meia hora de atraso, numa manhã de nevoeiro. Uma situação que não o impede de ter prevista a escala em Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, como referiu o piloto, Pedro Leal, que espera que os passageiros da nova carreira aérea gostem do regresso do avião ao distrito de Bragança, três anos depois deste tipo de transporte ter sido suspenso na região transmontana.

reduzido 3

Na aeronave com capacidade para 18 passageiros, embarcaram duas pessoas em Bragança, ambas com destino a Cascais. Trate-se de uma idosa que vai passar o natal com familiares e um cidadão brigantino que vai em trabalho à capital do país. O conforto e a poupança em relação à viagem de autocarro ou viatura própria estiverem na origem da escolha deste meio de transporte.

reduzido 3

O Município de Bragança investiu mais de 400 mil euros para garantir as condições da pista e das infra-estruturas e recursos humanos, necessários à aterragem e descolagem do avião.

Só em recursos humanos, incluindo a presença dos bombeiros e da GNR, o Município de Bragança vai gastar cerca de 250 mil euros por ano.

Ontem, a viagem inaugural que decorreu entre Cascais e Vila Real e serviu para transportar o ministro das Infraestruturas e Planeamento. À semelhança do autarca de Viseu, também o de Bragança não foi convidado oficialmente, tendo apenas recebido um convite por parte do autarca de Cascais. Hoje, justificando-se com questões de agenda, o presidente do Município de Bragança acompanhou a primeira descolagem mas não embarcou na aeronave.

 reduzido 3

Atualmente, o único serviço disponibilizado pelo aeródromo é a compra de bilhetes para a nova carreira aérea.

O edifício esta equipado com um bar, que segundo o responsável pela infraestrutura tem todas as condições para funcionar. No entanto, houve já um concurso para exploração do espaço, que não teve interessados, estando prevista a abertura de um novo concurso no próximo mês.

Informação CIR (Rádio Brigantia)