Mau tempo deixa 500 mil euros de prejuízo em Santa Marta

O mau tempo do fim de semana provocou avultados estragos no concelho de Santa Marta de Penaguião, destruindo vários patamares de vinhas, campos agrícolas, muros e estradas.

Segundo a  primeira avaliação  da autarquia os prejuízos devem rondar o meio milhão de euros.

O presidente da câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, refere que estas derrocadas devem-se as reconversões que estão a ser feitas nas vinhas, acusando as entidades que regulamentam, projectam e fiscalizam estes trabalhos de serem os culpados da destruição.

reduzido 3

Para o autarca de santa marta de Penaguião esta situação, que afectou principalmente as localidades de Fontes e de Sever,  vai criar dificuldades acrescidas na atividade dos viticultores, que agora vão ter de assumir sozinhos as responsabilidades de construção das vinhas.

reduzido 3

 Entretanto ainda no concelho de Santa Marta a estrada nacional 2 entre Cumeira e o limite do concelho de Vila Real ficou novamente condicionada devido á quantidade de água que provem das obras da A4.

reduzido 3

Meio milhão de euros é quanto a autarquia avalia os prejuízos causados pelo temporal que arrastou vinhas, campos agrícolas e muros no concelho de Santa Marta de Penaguião. O autarca considera que as recentes reconversões de vinha impostas na região demarcada do douro são as causadoras destes deslizamento de terras e culpabiliza as entidades estatais que regulam, projectam e fiscalizam estas reconversões de vinhas.

 

Informação CIR (Rádio Universidade FM)