Esta quinta-feira os doentes do Hospital do Peso da Régua vão ser transferidos para os outros hospitais que fazem parte do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro, como medida preventiva devido a bactéria da Legionela encontrada no edifício hospitalar da Régua.
O presidente da Câmara, Nuno Gonçalves, afirmou que o edifico vai ficar sem utentes e funcionários.
“Temos a informação, por parte da administração do Centro Hospitalar de que terá sido encontrada legionela em dois locais do hospital e que, devido a isso, a instituição decidiu evacuar o hospital, transferindo os doentes e os funcionários.”
segundo as autoridades de saúde não há ninguém contaminado com a bactéria, no entanto o autarca mostra-se preocupado com esta situação.
“É uma situação que nos deixa muito preocupados com os funcionários, utentes e população em geral. É uma situação que vivemos no país há bem pouco tempo atrás e não nos deixa boas recordações. Estamos preocupados, mas aquilo que eu espero é que, rapidamente, a administração do Centro Hospital possa tomar medidas no sentido de regular este problema para que se possa retomar o normal funcionamento.”
A doença do legionário é uma pneumonia que afecta preferencialmente pessoas idosas, fumadoras, imunodeprimidas ou pessoas com doenças crónicas.
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)