Antiga Torralta totalmente destruída por incêndio esta madrugada

A sala de cinema da antiga Torralta, no centro da cidade de Bragança, foi destruída por um incêndio na madrugada de hoje. O edifício está abandonado há vários anos tal como o adjacente, o hotel de S. José.

As chamas deflagraram depois da meia-noite e foram controladas em menos de uma hora, como explicou o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins:

icon 2_reduzido

“Recebemos o alerta eram 00h35, ao chegar demos com a antiga sala de cinema totalmente tomada pelas chamas, foi necessário fazer combate direto para extinguir e confinar o incêndio a essa sala, evitando que ele se propagasse à torre adjacente que pertence ao mesmo edifício.

O edifício do hotel é de grande altura, por isso, o incêndio iria ter outras caraterísticas. Como estava em obras, com materiais de construção dentro com madeiras, vimos o incêndio a progredir pelas fachadas através das quintas. Era a nossa principal preocupação que ele não se propagasse a este edifício. Conseguimos dominar o incêndio em 50 minutos.”

A antiga sala de cinema ficou carbonizada por completo e a cobertura caiu. Os espaços serão alvo de actos de vandalismo ou utilizados por intrusos, não se conhecendo para já, no entanto, as causas do incêndio.

icon 2_reduzido

“A sala de cinema está completamente carbonizada. Caiu a cobertura, havia um balcão e uma plateia, este primeiro está intacto mas completamente carbonizado, tudo que eram móveis, cadeiras, telas , cortinas palco, acabou por arder.

Era um edifício abandonado, que estava a sofrer obras de remodelação, elas pararam, desconheço se ocorreu ou não vandalismo, se haveriam sem abrigo a habitar dentro ou toxicodependentes. As autoridades vão apurar as causas do incêndio.”

O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, recorda que a câmara alertou o proprietário para tomar medidas para evitar a entrada de intrusos no edifício.

icon 2_reduzido

“A Câmara Municipal tinha sido alertada para essa situação, notificamos o proprietário do imóvel para tomar medidas no sentido de evitar a entrada de intrusos no mesmo.

Creio que houve uma altura em que isso foi feito, mas, lamentavelmente, hoje verificamos que houve uma situação de incêndio, não podemos estar a opinar sobre as causas do mesmo, mas aconteceu e é uma infelicidade também tendo em conta o edifício que é e o que representa em termos de arquitectura e o seu autor. Era uma sala conhecida por muitas pessoas que vieram aqui ver os filmes que passavam e gostavam, é uma pena.”

O incêndio acabou por ser extinto em 50 minutos, tendo-se seguido algumas horas de trabalho de rescaldo. Trata-se de um edifício emblemático da cidade, projectado por Viana Lima. Foi anunciado para o antigo hotel de São José um projecto de construção de uma nova unidade hoteleira do grupo hotéis premium, mas o processo ainda não avançou.

A combater as chamas estiveram, no local, oito viaturas e 36 operacionais dos bombeiros de Bragança, Izeda e Vinhais.

 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Fotografias – Nuno Fernandes

torralta incendio (1) torralta incendio (2) torralta incendio (3)