Histórias do automóvel, para visitar até setembro

Histórias do automóvel, para visitar até setembro

Desde sexta-feira, quem visitar o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros pode ver carros, de vários anos e marcas, mas em pequenas dimensões. São cerca de 600 as miniaturas que vieram diretamente do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia trazer a cultura do modelismo aos macedenses.

Fernando Taborda, Promotor do Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, explica aquilo que pode ser visto por estes dias em Macedo de Cavaleiros.

icon 2_reduzido

Aqui as pessoas podem ver uma coleção de táxis do mundo, de várias cidades, dos mais variados modelos. Depois temos também uma coleção Ferrari com cerca de 300 miniaturas. Escolhemos para estar presente em Macedo um exemplar de cada modelo de Ferrari de estrada produzido e um exemplar de cada modelo Fórmula 1 feito até 2007. Há também vários dioramas, que são representações de situações reais, seja de corrida, seja da vida quotidiana. Depois temos também uma coleção de patrocinador de uma petrolífera chamada Gulf Oil. E, finalmente, uma coleção dos 6 anos em que o célebre piloto Gilles Villeneuve, que vulgarmente é ligado à Ferrari mas foi também piloto da McLaren, onde está representada uma pequena retrospetiva dos 6 anos que ele passou na Europa a correr em Fórmula 1.

É a primeira vez que o Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia sai à rua com uma exposição destas dimensões. Uma ideia que surgiu de uma conversa, diz o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu, ele que deixa ficar um apelo.

icon 2_reduzido

Tudo começou num encontro de amigos, através do Zé Madeira e do Eduardo Urze Pires que nos convidaram, há cerca de um ano para vir a Macedo, participar num programa da Rádio Onda Livre (Ao Sabor do Vento). E, em conversa, juntamente com o Dr. Fernando Taborda que também esteve presente, surgiu a ideia de trazer aqui algumas coleções do museu.

Queria convidar todos os Macedenses para que venham visitar a exposição que é um aperitivo para que ganhem também vontade de ir conhecer o museu a Gouveia, tal como nós certamente traremos a Macedo de Cavaleiros os Gouveenses, pois esta terra tem coisas muito boas para visitar e saborear.

Uma cultura diferente, mas que é também uma forma de arte, palavras do Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno, que espera não só a visita dos macedenses, mas também da população dos arredores.

icon 2_reduzido

De facto, o que está aqui é uma história onde é contada a evolução do Homem desde a roda até aos próximos carros que serão a voar e sem condutor, e cada peça tem a sua história para ser transmitida. Portanto, os Macendenses, e também aqueles que nos rodeiam, durante estes três meses, devem vir até ao Centro Cultural ver o que são miniaturas, ver aquilo que está por trás de cada uma delas e apreciar esta que é também uma arte.

Hoje, Gouveia em Macedo, amanhã Macedo em Gouveia. Uma porta que ficou aberta, diz ainda o autarca macedense.

icon 2_reduzido

Ficou essa porta aberta, já falamos também de algumas candidaturas em conjunto pois trata-se, de facto, dos municípios estarem cada vez mais unidos e sermos cada vez mais um só. O nosso país é demasiado pequeno para estarmos todos divididos,  como se tem vindo a referir através meios de comunicação social ultimamente, onde a divisão territorial é principalmente a Norte. Só com a união dos municípios e as parcerias entre eles, de Norte a Sul, é que podemos chegar longe e sermos grandes.

O Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia tem atualmente 3000 peças em exposição e recebe anualmente a visita de 10 a 12 mil pessoas. Para breve está previsto um alargamento do espaço devido ao número crescente de colecionadores que procuram pelo museu.

A exposição está patente no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até dia 17 de setembro.

 

Escrito por ONDA LIVRE

 

Relacionados