Incêndio em Freixo de Espada à Cinta dá tréguas aos bombeiros

Está dominado o incêndio em Freixo de Espada à Cinta, na freguesia de Fornos e Lagoaça.

As chamas deflagraram terça-feira, ao final da manhã, e ontem à tarde chegaram a ser dadas como controladas. Um reacendimento ontem à tarde, veio virar a situação.

Noel Afonso, Comandante Distrital de Operações de Socorro de Bragança, dá conta que o incêndio está em fase de resolução, depois de um combate dificultado pelo vento e pelas condições de acesso.

reduzido 3

“Neste momento, o incêndio encontra-se dominado, depois de um esforço muito grande que foi feito pelos operacionais durante a noite.

As maiores dificuldades foram as condições meteorológicas, o vento com rajadas muito forte, que potenciou a evolução muito rápida do fogo numa zona muito florestada.”

Durante a noite, a aldeia de Bruçó, já no concelho de Mogadouro, para onde as chamas se estenderam, esteve cercada e, durante algumas horas, sem ligação por estrada. Não há, no entanto, perdas ou vítimas a assinalar.

reduzido 3

“A aldeia de Bruçó teve o incêndio muito próximo, quer de um lado, quer de outro. Fruto do empenhamento e prioridade que foi dada a essa situação, não há danos em habitações nem vítimas a registar.

O incêndio ao início da manhã tinha duas frente ativas, mas um reforço de meios, terrestres e aéreos, permitiu dominá-lo.”

O calor e o vento que se fazem sentir no local ainda preocupam os operacionais, que vão permanecer no local durante toda a tarde, para prevenir possíveis reacendimentos.

Escrito por ONDA LIVRE