Resposta para problemas de saúde mental facilitada desde ontem

Resposta para problemas de saúde mental facilitada desde ontem

Ontem assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Mental que foi marcado pelo lançamento de um Portal da Saúde Mental a nível nacional.

Uma iniciativa que contou com a participação de mais de 300 profissionais do ramo da saúde em questão, em parceria com várias entidades um pouco por todo o país.

Neusa Patuleia, Psicóloga clínica e Diretora Científica do Portal da Saúde Mental, faz a apresentação da ferramenta.

icon 2_reduzido

“Quem aceder ao portal pode encontrar uma estrutura permanente que congrega profissionais, associações, clínicas que respondem na área da saúde mental. As pessoas que acederem ao portal podem procurar por distrito e zona, ou pela problemática a que procuram resposta.”

Uma plataforma que já fazia falta para profissionais e pacientes, tendo em conta a tendência crescente que se tem vindo a verificar a nível de problemas mentais, refere ainda a diretora.

icon 2_reduzido

“Todos nós, na nossa área profissional, temos vindo a sentir essa necessidade pois temos sensibilidade para isso, e avaliamos que, efectivamente, as pessoas têm dificuldade em procurar e saber onde se dirigir quando têm certos problemas a nível da saúde mental. É aí que este portal pode ser uma mais-valia.

Estamos a falar de pessoas que sofrem dificuldades, problemas ao longo da vida que podem ou não ser desenvolvidos em perturbações mentais, com maior ou menor gravidade, podem ser episódicas e passar com o acompanhamento adequado.

Mesmo no caso dos problemas crónicos, com o acompanhamento adequado, é favorecida a possibilidade de criar condições para uma boa saúde mental.

A Direção-Geral da Saúde aponta para uma percentagem de 30% a 40% de pessoas que ao longo da vida sofrem de perturbações mentais em Portugal, uma tendência que tem vindo a aumentar.”

O portal está disponível desde ontem no sitio da internet www.portaldasaudemental.pt.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados