Melhor a autoestima e promover um envelhecimento ativo. Foi por esse propósito que transformou 25 idosos de Alfândega da Fé, com idades entre os 61 e os 91 anos, em modelos fotográficos. O resultado final é um calendário para 2017, que brevemente vai estar à venda.
A ideia partiu da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, no âmbito da Universidade Sénior. Ana Catarina Teixeira é a coordenadora deste projeto. Conta que foi uma experiência diferente para os participantes
“Participaram 25 alunos da Universidade Sénior, que estavam todos muito entusiasmados com esta iniciativa. Porque envolveu toda uma produção, para as fotografias, que eles nunca experenciaram, desde a maqulhagem, aos cenários idealizados para as fotografias.
Foi uma novidade, e uma experiência muito boa. Ficaram bastante agradados com o resultado final.”
Os cenários foram escolhidos em Alfândega da Fé, e cada mês tem um tema, feito à medida dos protagonistas.
“Tema, em contreto, não há.
O que tentamos fazer foi usar cenários da nossa vila, e do hotel e spa. Cada uma das fotografias, que vai corresponder a cada mês, tem um tema, que foi escolhidos em função das pessoas que fazem parte deles.
Há temas mais românticos, para casais, e em alguns casos fomos aproveitando a evolvência, em função do que tínhamos disponível.”
O calendário vai ficar disponível para comprar a partir de 7 de dezembo, dia da abertura da Aldeia Natal em Alfândega da Fé, e poderá ser adquirido ao longo de toda a quadra natalícia. Vai ainda ser mostrado um vídeo com o making-of desta iniciativa.
O dinheiro remanescente vai servir para cobrir as despesas que não estão previstas no Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração (CLDS 3G – Alfândega em Rede), que dinamiza estes projetos, e, caso sobre, vai ser usado noutras ações do género, acrescenta Ana Catarina Teixeira.
Escrito por ONDA LIVRE