Idosos são estrelas de calendário que quer promover a autoestima

Melhor a autoestima e promover um envelhecimento ativo. Foi por esse propósito que transformou 25 idosos de Alfândega da Fé, com idades entre os 61 e os 91 anos, em modelos fotográficos. O resultado final é um calendário para 2017, que brevemente vai estar à venda.

A ideia partiu da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, no âmbito da Universidade Sénior. Ana Catarina Teixeira é a coordenadora deste projeto. Conta que foi uma experiência diferente para os participantes

reduzido 3

“Participaram 25 alunos da Universidade Sénior, que estavam todos muito entusiasmados com esta iniciativa. Porque envolveu toda uma produção, para as fotografias, que eles nunca experenciaram, desde a maqulhagem, aos cenários idealizados para as fotografias.

Foi uma novidade, e uma experiência muito boa. Ficaram bastante agradados com o resultado final.”

Os cenários foram escolhidos em Alfândega da Fé, e cada mês tem um tema, feito à medida dos protagonistas.

reduzido 3

“Tema, em contreto, não há.

O que tentamos fazer foi usar cenários da nossa vila, e do hotel e spa. Cada uma das fotografias,  que vai corresponder a cada mês, tem um tema, que foi escolhidos em função das pessoas que fazem parte deles.

Há temas mais românticos, para casais, e em alguns casos fomos aproveitando a evolvência, em função do que tínhamos disponível.”

O calendário vai ficar disponível para comprar a partir de 7 de dezembo, dia da abertura da Aldeia Natal em Alfândega da Fé, e poderá ser adquirido ao longo de toda a quadra natalícia. Vai ainda ser mostrado um vídeo com o making-of desta iniciativa.

O dinheiro remanescente vai servir para cobrir as despesas que não estão previstas no Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração (CLDS 3G – Alfândega em Rede), que dinamiza estes projetos, e, caso sobre, vai ser usado noutras ações do género, acrescenta Ana Catarina Teixeira.


img_5904

Escrito por ONDA LIVRE