A diabetes de tipo 2 pode provocar graves problemas de visão, que podem conduzir, até, à cegueira.
Para deixar o alerta para a importância da prevenção e do rastreio, este ano o tema do Dia Mundial da Diabetes, que ontem se assinalou, foi “De olhos na Diabetes”.
Em Macedo de Cavaleiros, ontem à noite a Associação de Diabéticos do Distrito de Bragança assinalou a data com uma caminhada, para sensibilizar para uma doença silenciosa, lembra Margarida Pires, a presidente da associação.
“Estamos a celebrar o Dia Mundial da Diabetes, e o tema central é “De olhos na diabetes”. Isto serve para alertar para as complicações da diabetes. E a retinopatia, que é uma doença que afeta os olhos, é uma dessas complicações.
Pessoas que tenham diabetes, se não a controlarem, o que pode acontecer, explicando de uma forma simples, é que o açúcar vai-se encostar aos vasos minúsculos que os nossos olhos têm. Depois, acabam pr entupi-los, e causam a retinopatia diabética.
Pode conduzir à cegueira. Muitas vezes a diabetes tipo 2 só é detetada quando as pessoas não vêem, e vão ao oftalmologista.
É que a diabetes é uma doença silenciosa, que não dói.”
Não se deve facilitar e descuidar nos cuidados de saúde. Há fatores de risco a evitar, e sinais aos quais deve estar atento.
“As pessoas devem fazer todos os anos uma consulta de rotina, para avaliar o seu estado de saúde. No caso de história familiar de diabetes ou de pessoas sedentárias o risco é maior.
Comer muito, urinar muito, ter muita sede, infeções recorrentes, feridas que não curam – são sinais de alerta.”
A caminhada percorrer as principais ruas da cidade, num total de 4 quilómetros. Uma marcha pela saúde, livre da diabetes, que já é considera uma pandemia do século XXI.
Escrito por ONDA LIVRE