Levar o nome do concelho macedense além-fronteiras e atrair mais turistas à região é o objetivo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros (ACISMC) em parceria com o Geopark Terras de Cavaleiros.
“Internacionalização da Promoção Turística do concelho de Macedo de Cavaleiros” é nome do projeto que une as duas instituições a empresas e organizações locais, para criar pacotes turísticas na região.
Vasco Lopes, o coordenador pela execução deste projeto, explica mais.
“É um projeto que visa levar para mercados internacionais as ofertas e as potencialidades turísticas que o concelho [de Macedo De Cavaleiros].
Está dividido em eixos de intervenção: por um lado organizar primeiro a oferta turística a nível interno, preparar os mecanismos e os materiais para efetuar a divulgação; e conhecer os mercados para os quais nos devemos dirigir. Vai ser feito um estudo em 14 países, para escolher os 5 com mais recetividade ao tipo de produto turístico que podemos oferecer na região.”
A iniciativa visa satisfazer duas pretensões: aumentar a economia e fixar pessoas na região.
Para isso, vão ser postas em prática várias atividades.
“As principais atividades são a identificação e organização de todos os produtos e serviços turísticos que podem ser utilizados no concelho, a promoção de novas iniciativas e novas oportunidades turísticas que ainda não estão no terreno mas que podem vir a estar. Ainda a agregação de todas estas ofertas em pacotes turísticos temáticos e específicos, que possam ser apresentados ao turista.
Depois temos todo o processo a nível de promoção internacional.”
O projeto é financiado pelo Portugal 2020, com dotação financeira de 430 mil euros, sendo que 15% do investimento é suportado pelas duas entidades parceiras.
O processo de internacionalização tem início previsto dentro de três meses, e vigora até agosto de 2018. No final desse período, o projeto vai ser analisado, para se avaliar um possível prolongamento.
Escrito por ONDA LIVRE