CP vende carruagens para turismo em Espanha

Duas carruagens da década de 30 do século XX, estacionadas na estação de Foz Tua, foram vendidas pela Comboios de Portugal (CP) a um privado espanhol, segundo o que hoje está a ser divulgado na imprensa nacional.

As duas carruagens, conhecidas por napolitanas, foram fabricadas em Nápoles, Itália, e estão fora de serviço desde 2001. De acordo com fonte oficial da empresa, hoje também citada pela imprensa, o referido material circulante tem como destino a reabilitação para posterior utilização turística, em Espanha, e terá sido uma entidade privada a efetivar a compra, cujo valor não é público, alegando-se termos de confidencialidade.

Recorde-se que há quase um ano uma venda semelhante foi anunciada, com uma locomotiva histórica, também estacionada em Foz Tua, a seguir para França. Na altura, esclarecia a CP, quando a empresa “tem material circulante que já está retirado do seu serviço comercial e para o qual não prevê futuras oportunidades de utilização no contexto da sua atividade, são avaliadas várias possibilidades”, como o encaminhamento para a Fundação Museu Nacional Ferroviário, a tentativa de encontrar compradores ou, em última instância, o abate.

Escrito por ONDA LIVRE