Um autocarro da empresa Rodonorte ardeu por completo dentro do Túnel do Marão, ontem, às 20.30, cerca de 1200 metros depois da entrada, no sentido Amarante-Vila Real.
Nenhum dos 20 passageiros, que seguiam de Braga para Vila Real, ficou ferido, mas quatro jovens foram assistidos no hospital vila-realense por inalação de fumo.
De resto, a extração do fumo foi fundamental para a ação dos bombeiros, como explica o comandante da corporação de Amarante, Rui Ribeiro.
Havia bastante fumo, mas estava na direção de Vila Real porque a ventilação já estava ligada, ou seja, os meios de segurança do túnel tinham sido ativados entretanto. Facilmente chegámos junto do autocarro para fazer a extinção do incêndio.
À nossa chegada os passageiros já tinham sido evacuados. Foi ativado o plano. Da parte dos bombeiros, correu tudo como está previsto.
Na operação de combate às chamas estiveram envolvidos 54 homens, com o apoio de 23 viaturas.
Pedro Teixeira, um dos automobilistas que seguia no sentido oposto e ficou parado no túnel por causa do incêndio, adianta que o trânsito acabou por ser encaminhado para o IP4 e para a Estrada Nacional 15.
Tivemos cerca de meia hora lá parados. Entretanto, ouvimos a informação sonora, a pedir-nos para fazer inversão de marcha. para sairmos em contra-mão para fora do túnel.
A empresa anunciou a abertura de um inquérito para apurar as causas do incêndios, mas presume-se que tenha ficado a dever-se a um curto-circuito.
O trânsito no sentido Vila Real-Amarante foi reposto esta manhã.
No sentido Amarante-Vila Real, pode ficar cortado durante alguns dias.
Informação CIR (Rádio Ansiães)
Foto: Universidade FM