Até domingo as temperaturas vão subir e pedem-se cuidados redobrados

A Autoridade Nacional de Proteção Civil avisa toda a população que de dia 5 a 8 de outubro verifica-se na região um agravamento das condições meteorológicas com uma subida gradual da temperatura máxima, assim como a redução da humidade presente no ar.

No interior, o risco de incêndio é muito elevado, agravando-se a partir desta quinta-feira em todo o território continental.

É expectável que o tempo se verifique quente e seco, devendo-se, por isso, ter cuidados redobrados para evitar eventuais situações de fogo .

Por isso, a Autoridade Nacional de Proteção Civil recorda ainda que não é permitida a realização de queimadas, fogueiras ou outras ignições, nem a utilização de equipamentos de combustão destinados à iluminação ou confeção de alimentos em espaços favoráveis à possibilidade de ocorrer um incêndio. Também o lançamento de foguetes ou balões de mecha acesa estão impedidos, assim como fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias junto a estes.

A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas também está interdita.

A autoridade pede ainda alguns cuidados nomeadamente na limpeza, abastecimento e manuseamento de máquinas que possam originar faíscas ou outras ignições. É mesmo recomendada a sua não utilização durante os períodos de maior calor.

Pede-se a adopção de comportamentos adequados por parte de toda a população face à situação de perigo de incêndio florestal nos próximos dias.

Escrito por ONDA LIVRE