EIP de Macedo vai ter protocolo assinado em breve

O protocolo para a criação da Equipa de Prevenção Permanente (EIP) em Macedo de Cavaleiros vai ser assinado brevemente com o Governo.

Um reforço que deve chegar até 2020 aos cerca de 200 concelhos que ainda não têm , e Macedo possui características que o justificam .Quem o disse foi Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, sexta-Feira em visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários daquele concelho.

“Todos os concelhos vão ter até 2020 uma EIP localizada nos seus corpos de bombeiros, precisamente para que o socorro e a proteção das pessoas não esteja dependente da sirene que toca. 

E foi precisamente isso que eu vim cá fazer, dizer que Macedo de Cavaleiros é um dos contemplados com esta equipa para servir este concelho que é imenso, muito florestado, para além das vias rodoviárias que aqui passam e que têm muito tráfego médio diário pesado, obriga de igual modo a que hajam equipas preparadas para que, no imediato possam socorrer.Vamos assinar o protocolo muito em breve e logo de seguida, a equipa de bombeiros seleccionará esses cinco elementos.”

Quanto à equipa de Sapadores e à construção da Base de Apoio Logístico, Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo, diz que o concelho tem potencial para sediar as duas estruturas, observação essa feita pelo próprio Secretário de Estado.

“Ainda está em estudo a localização da brigada de Sapadores que é bem possível pelo nossa centralidade se localize aqui.

Estou convicto que ele (Secretário de Estado) ouviu e ficou sensível às nossas pretensões até porque ele reparou que temos um potencial fantástico para criar uma Base de Apoio Logística à altura do nosso distrito.”

O edifício da Bal que, para além de trazer melhores condições aos homens da paz que vêm para a região auxiliar nas alturas em que se registam mais ocorrências, teria também um papel importante no apoio a populações que possam sofrer as consequências de uma tragédia, considera João Venceslau, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros.

“Não é importante só a nível local mas também distrital e regional. É um complemento da nossa resposta quando todo o nosso processo interno falhou e ai, automaticamente tem de haver, por parte das entidades locais, um lugar onde os nossos homens possam descansar, recuperar todas as suas formas e, ao mesmo tempo, termos equipamento para dar resposta às situações que são imprevisíveis e que cada vez mais se verificam.

Não podemos estar na incerteza de onde ir arranjar 500 sacos cama e alimentação no caso de uma população ficar isolada e precisar de ter o mínimo de condições. Essas bases também têm essas funções.”

Para já, fica a certeza da vinda de uma Equipa de Prevenção Permanente para Macedo de Cavaleiros, promessa que reforçada sexta-feira pelo Secretário de Estado da Proteção Civil que disse ainda que até ao final do ano pretendem formar mais 40 equipas deste género no país.

Escrito por ONDA LIVRE