Operação “Campo Seguro” é promovida pela GNR e acontece até dia 31 de julho

A Guarda Nacional Republicana promove até 31 de julho a operação Campo seguro.

Trata-se do intensificar do patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, com especial atenção aos acidentes com tratores agrícolas e possíveis situações de tráfico de seres humanos, como refere o capitão Joni Ferreira da GNR de Vila Real.

“Vamos intensificar o patrulhamento nas áreas florestais e nas explorações agrícolas. O objetivo é prevenir a criminalidade em geral, os furtos, especialmente de cortiça, ou metais não preciosos que muitas vezes são cobiçados por quem se dedica a este tipo de criminalidade.

Na outra vertente vamos prestar mais atenção aos acidentes com tratores e máquinas agrícolas, sensibilizando as pessoas para os cuidados e regras de segurança, no sentido de diminuir estas situações. 
Também vamos estar em alerta no que diz respeito ao tráfico de seres humanos (no recrutamento de mão-de-obra para trabalhos agrícolas), que se enquadra neste tipo de crimes.” 

Durante a operação a GNR vai promover ações de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e proteção contra furtos de produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.

Os militares, atendendo ao número de acidentes mortais, que envolvem veículos agrícolas, irão sensibilizar os utilizadores de tratores e máquinas agrícolas, para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)