Este ano, a leitura volta a estar presente na Albufeira do Azibo
Uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros que há cerca de seis anos tem feito o gosto aos leitores que vão a banhos, disponibilizando livros e revistas para serem lidos enquanto relaxam ou apanham banhos de sol.
E ler na praia já se tornou um hábito para quem passa:
“As pessoas já têm uma ideia de que nós estamos lá presentes , até porque já estiveram na praia em outros anos e passam para requisitar jornais, revistas e livros.
Eu penso que esta iniciativa é uma mais-valia porque aumenta a qualidade dos serviços oferecidos nos Azibo, visto que ao mesmo tempo que as pessoas usufruem do sol, podem estar também a ler, juntando o útil ao agradável.”
Rui Correia é o técnico da biblioteca que este ano tem acompanhado a iniciativa.
E embora a diversidade de livros seja vasta e direcionada para diferentes faixas etárias, são os jovens os que mais optam pela leitura:
“Crianças e jovens. Pela experiência que tenho, acho que essa tendência existe porque esses livros são lidos mais depressa e eles, enquanto estão entretidos em ir e não ir à água, lêem a obra e devolvem. Já quando se trata de uma monografia maior, demora mais tempo e os adultos também querem apanhar sol e ir a banhos.”
A “Biblioteca na Praia” está presente na Praia da Fraga da Pegada, no Azibo durante a manhã, das 10h às 12h30, de terça a sábado até ao dia 19 de agosto.
Escrito por ONDA LIVRE