Bombeiros Voluntários de Bragança têm um novo equipamento

Trata-se de uma câmara térmica que vai ajudar a procurar pessoas, num ambiente urbano e rural. O novo equipamento veio colmatar uma necessidade que a corporação sentia, como explica o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários, Carlos Martins.

“Serve essencialmente para fazer buscas num ambiente urbano, e para detetar pontos quentes em ambiente de incêndios rurais. Veio colmatar uma falha que nós tínhamos, principalmente no que toca à busca de pessoas num ambiente de incêndio urbano. Até à data, a busca tinha que ser feita com ferramentas manuais, com as mãos, pés, procurar as pessoas (e estamos a falar de um ambiente escuro, atmosfera contaminada com fumo e calor), tendo que apalpar.

A partir de agora, temos uma câmara térmica, que, mesmo no escuro e num ambiente com fumo e gases, conseguimos detetar as pessoas, através de infravermelhos e da temperatura que o corpo humano emite.”

No entanto, o segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários adianta que também precisam de equipar um veículo pesado como comando de operações móvel. Os Bombeiros já possuem o veículo, falta equipar a sala móvel no valor de 60 mil euros.

 “Estamos a trabalhar para conseguirmos equipar um veículo pesado. O objetivo é termos um meio disponível para nos deslocarmos para o terreno, para uma frente de trabalho (quer seja incêndio rural ou outro tipo de catástrofe), e a partir desse veículo, tenhamos asseguradas todas as comunicações, para todos os agentes ligados à operação conseguirem comunicar dentro desse veículo, numa sala.”

Na corporação também são necessários mais recursos humanos.

“Bragança não consegue segurar os seus jovens, porque não há emprego, porque têm que ir estudar para as universidades do Litoral. Isso reflete-se no corpo de bombeiros. Nos últimos anos temos vindo a perder pessoas a esse nível. 
Neste momento estamos com 93 pessoas, temos uma falha de quase 30 elementos. Pode parecer pouco, mas em 120 faz a diferença.”

A Câmara Térmica custou 5 mil euros e opera em ambientes quentes e húmidos, com um alcance de 25 metros e em temperaturas de 900 graus.

Foto: Rádio Brigantia

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)