O Município de Macedo de Cavaleiros vai comprar as instalações da antiga Escola de Saúde do Piaget no próximo ano.
A garantia foi dada por Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo:
“A partir de janeiro nós vamos iniciar o pagamento ao Instituto Piaget.
Será celebrado um contrato de compra e venda e, a partir dai, teremos a propriedade daquele edifício.”
Embora não tenha avançado valores, Benjamim Rodrigues disse recentemente a outro órgão de comunicação social que a compra vai suportar um custo de cerca 1 milhão e 300 mil euros e vai ser sujeito a obras.
Entretanto, a autarquia estabeleceu um acordo com o Instituto Piaget para poder utilizar aquele espaço mediante o pagamento de uma renda mensal para que, a partir de setembro, comecem a funcionar naquele edifício os cinco Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TesP) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e um pólo da incubadora de empresas BLC3.
Quanto a esta última, o presidente explica que existem 10 bolsas disponíveis para apoiar projetos empreendedores:
“Gostaríamos que aparecessem dez novos projetos para serem financiados através dessas bolsas.
Este apoio acontece da seguinte forma: é determinado um período de tempo, definido pela incubadora, para que as empresas amadureçam e se tornem sustentáveis. Se se vier a confirmar a sua viabilidade, partirão depois para o seu próprio espaço.
Os jovens que estiverem interessados, que venham falar connosco à Câmara para serem aconselhados, pois já temos um Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo a funcionar.”
Benjamim Rodrigues disse ainda que já há alguns projetos inscritos para receber o apoio da BLC3 em Macedo, porém, até ao momento, nenhum é do concelho.
O edifício da antiga Escola de Saúde do Piaget que vai ser comprado servirá ainda para instalar a Escola Superior de Negócios do IPB que deverá abrir entre os meses de setembro e outubro.
Escrito por ONDA LIVRE