Há cerca de três centenas de meios preparados para o combate a incêndios

Há cerca de três centenas de meios preparados para o combate a incêndios

Hoje até sábado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera sinaliza o distrito de Bragança para alerta vermelho. As temperaturas podem chegar aos 40 graus. João Noel Afonso, comandante distrital da Autoridade Nacional de Protecção Civil destaca que existem 3 centenas de meios preparados para o pior.

 “Foram tomadas medidas de antecipação que passam pelo pré-posicionamento dos meios de combate, onde estão incluídos veículos e reforço de meios por parte da GNR, das Forças Armadas e dos Sapadores Florestais. 

No total deverá ultrapassar as três centenas de operacionais que estarão no terreno.”

O comandante distrital destaca que é necessário que a população adeqúe o seu comportamento face à onda de calor vai atingir todo o país. E faz um aviso à população no sentido de existir tolerância zero ao uso de fogo.

“Tendo em conta estas condições meteorológicas, há um aumento significativo do risco de incêndio. Prevê-se que nos próximos dias, ocorra um agravamento desses índices.
Nunca é de mais relembrar, que não é permitida a realização de queimadas, fogueiras, a utilização de equipamentos de queima e combustão, ou queimar matos cortados e amontoados.”

 A onda de calor vai atingir todo o país, com temperaturas acima da média, vento e humidade reduzida. As autoridades aconselham a população para se manter em ambientes frescos, beber muita água e evitar a exposição solar desde as 11 da manhã até às 5 da tarde.

 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)  

Relacionados