Animais encontrados a vaguear no IP4, zona da Campeã

Ao longo deste mês de agosto, pelo menos por duas vezes, animais foram encontrados a vaguear no IP4, nomeadamente na zona da Campeã.

Ontem, os condutores alertaram para dois burros que se encontravam naquela via, e no início do mês, foram cavalos a ocupar o itinerário principal.

 Situações que foram transmitidas à GNR, que agiu em conformidade como relata o capitão Joni Ferreira:

Recebemos essa indicação de manhã e deslocamos-nos ao local. Houve algumas testemunhas, que de facto, presenciaram e disseram que os animais se encontravam no interior dos limites da via.

Quando a patrulha chegou ao local, os animais encaminharam-se provavelmente para o nó e desapareceram, não podendo ser aqui feita uma avaliação relativamente ao legítimo proprietário.

No início do mês foram avistados cavalos precisamente nesta via. A GNR teve conhecimento?

Nós também tivemos conhecimento, na altura foi feita uma avaliação, tentou-se perceber a quem é que poderiam pertencer os animais, mas não nos foi possível. Contudo há uma série de procedimentos instituídos e nestes casos, em concreto, se os animais causarem perigo para a via, não podendo numa fase inicial saber, ou ter acesso ao legítimo proprietário, em colaboração com o veterinário municipal, os animais terão que ser encaminhados e depois certamente que lhes é dado um destino.”

Tendo em conta que se trata do IP4, um itinerário principal, estas ocorrências tornam-se ainda mais perigosas para os utentes da via, mas o capitão Joni Ferreira, garante que a GNR vai reforçar o patrulhamento para evitar que estas situações voltem a ocorrer:

 

Obviamente estamos a falar de um itinerário principal, a partir do momento que os animais entram na via oferecem perigo a todos os utentes da mesma, contudo, o patrulhamento tem que ficar reforçado, no sentido de tentar perceber, de facto, se situações destas futuramente não voltam a ocorrer. Nas imediações têm de ser efetuadas diligências no sentido de tentar identificar o proprietário, ou tentar perceber, de facto se se tratam de animais selvagens, para que se possa resolver a situação.”

Ontem dois burros foram vistos a vaguear no IP4, junto à Campeã, situação semelhante ocorreu no início do mês quando os automobilistas relataram a presença de cavalos na via.

GNR garante que está ma tomar providências para que estes casos não se voltem a repetir. 

Foto: site “operação stop”

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)