Presidente do IPB não concorda com limite de vagas para alunos internacionais

O presidente do Instituto Politécnico de Bragança contesta a limitação de 20 % das vagas para alunos internacionais. Este é o único regime de acesso ao ensino superior em que há um tecto máximo. Orlando Rodrigues defende que tal não deveria ocorrer:

“Entendemos que, tendo o país excelentes condições de qualidade para oferecer a nível do ensino superior, não podemos ter essa limitação. “

 

O IPB registou um aumento de 25 por cento de alunos estrangeiros, face ao ano anterior, como realça o presidente desta instituição de ensino superior:

“Até ao momento, as candidaturas de alunos internacionais também cresceram substancialmente, cerca de 25% face ao ano passado. Neste momento, temos já mais do dobro de candidatos do que vagas disponíveis, o que significa que vamos colocar alunos de elevada qualidade a nível internacional, porque as candidaturas superam largamente as vagas.”

 

O IPB vai receber 2000 alunos internacionais e entre estes estão os alunos de dupla diplomação, que é outra das estratégias de captação de alunos do IPB.

“Temos diversos alunos em regime de dupla diplomação, esta que é também uma estratégia que temos desenvolvido para captar alunos, e na qual estamos muito empenhados. Temos vários acordos de dupla diplomação, sobretudo com universidades brasileiras, mas também com algumas europeias e de diversos outros países.

Ao abrigo desses regimes, os alunos fazem, no mínimo durante um ano, os estudos fora, enquanto que os estudantes das outras universidades fazem-nos aqui, ficando assim com dois diplomas.”

 

O IPB e a UTAD foram as duas instituições do ensino superior que mais alunos captaram, a nível nacional. A UTAD registou um aumento de 17% e o IPB de 8,86%.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)