ADCMC/CCN na WAKO: Paulo Pires é eliminado nos oitavos de final

Chegou ao fim a participação do atleta Paulo Pires da Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros e do Clube de Combate do Nordeste no Campeonato do Mundo da WAKO na Itália.

O jovem entrou a ganhar na competição, vencendo a primeira prova, garantindo assim a passagem os oitavos de final. Porém, foi nesse segundo combate que acabou por perder por 3-0 contra um atleta sul-africano.

Mesmo assim, Luís Durão, treinador, considera que a prestação do atleta no campeonato foi positiva:

“O balanço é positivo.

Era uma estreia internacional do Paulo e não podemos ter sempre ambição de ganhar como acontece a nível nacional. Foi uma prova muito difícil mas, mesmo assim, o Paulo entrou a ganhar vencendo o combate contra o campeão do Uzbequistão por 3-0. Foi um grande combate, dominou-o por completo e fez uma grande prova. Depois, na segunda eliminatória, não conseguiu vencer e perdeu por 2-1. Foi um combate bastante equilibrado que ele poderia ter vencido se tivesse acordado um pouco mais cedo. Os erros pagam-se caro e nestas competições a experiência conta muito.”

Desta vez não vieram medalhas para Macedo, mas o treinador reforça que o objetivo era dar experiência internacional ao atleta, e isso foi conseguido:

“Na WAKO ganhar uma medalha seria um feito histórico, principalmente para um estreante.

Nesta fase fomos sempre muito realistas. O nosso objetivo foi dar experência ao atleta e ganhar combates para que, no futuro, possa começar a disputar medalhas, o que foi conseguido.

Ao todo eram 31 atletas naquela categoria, o que dificultou bastante.”

Esta foi a primeira vez que o Paulo Pires, um atleta júnior que combate na disciplina de Light-Contact, -57 kg, participou numa prova internacional.

Em novembro é a vez de do sénior Fabrice Fernandes rumar até ao Campeonato do Mundo de WKF na Argentina.

Escrito por ONDA LIVRE