A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou por unanimidade uma moção para a requalificação do traçado degradado da EN 217 que liga Mogadouro a Macedo de Cavaleiros.
Embora tenha sido subscrita pelos partidos representados na assembleia, a ideia partiu dos deputados do Partido Social Democrata que pedem melhores condições para um troço de estada bastante movimentado, como refere Carlos Carneiro, representante da bancada do PSD:
“É uma estrada que está degradada há muito tempo; com a intervenção que houve na Ponte de Remondes por parte da EDP ainda se degradou mais. Ao mesmo tempo, aumentou também o fluxo de trânsito por naquela zona, especialmente em deslocações entre Macedo de Cavaleiros e Mogadouro. As pessoas também por lazer e turismo deslocam-se àquela zona, visto que tem ali alguns geosítios situados. Por um lado, não nos fica bem estar a circular em estradas degradadas, além de que, aumenta a perigosidade também. Lagoa e Morais estão no limite do concelho, é evidente que se tivermos maus acessos, essas pessoas ficam com a vida mais complicada e mais isoladas ainda. É algo com que nos devemos preocupar.”
Além do asfalto, os deputados pedem também melhores condições de segurança:
“O problema não se situa apenas a nível do asfalto, mas também da perigosidade que oferece o facto de não ter barreiras de proteção para as ribanceiras que a própria estrada tem. Devem ser feitas obras que reduzam ou atenuem aquelas curvas, que são muitas, num local perigoso, redesenhá-las seria o ideal.”
A parte mais degradada desta estrada tem uma extensão de cerca de 8km desde a nova ponte de Remondes, em Mogadouro, até à aldeia de Lagoa, no concelho macedense.
Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, concorda que a requalificação do troço é necessária:
“Nós queremos requalificar esta estrada por ser muito utilizada. Inicialmente foi-nos prometido que iriam intervir, mas o que é certo é que o pavimento está cada vez mais degradado. Será daquelas estradas que nós esperamos que só passem para a nossa competência depois de devidamente qualificadas.”
De recordar que o ano passado a Assembleia Municipal de Mogadouro aprovou por unanimidade uma moção para exigir obras à Infraestruturas de Portugal com vista à requalificação e repavimentação desta estrada.
Escrito por ONDA LIVRE