Reativação da antiga residência de estudantes de Macedo continua em cima da mesa

O município de Macedo de Cavaleiros mantém a pretensão de reativar a antiga residência de estudantes na cidade.

Uma vontade que não é nova mas que para avançar necessita que o Ministério da Educação ceda à autarquia as instalações do edifício.

O pedido foi reforçado esta sexta-feira aquando da passagem de Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, por Macedo de Cavaleiros, e se for aceite, será de imediato submetida a uma candidatura para reabilitação do edifício, como refere Benjamim Rodrigues, autarca macedense:

“Estamos dependentes da cedência do edifício, o que penso que já não cai demorar muito a acontecer.

Faremos depois uma candidatura ao Fundiestamo e, a partir daí, eles são muito rápidos a pôr a obra a concurso. O fundo é que fará a obra e nós depois teremos um período de cerca de 10 anos para começar a repor o dinheiro em dívida investido.”

Uma reabilitação que urge, não só pela capacidade que oferece para albergar possíveis alunos que frequentem as ofertas formativas anunciadas para a cidade com o projeto Side Up, mas também porque o atual estado do edifício representa um perigo para a população, explica o autarca:

Tentamos congregar todas estas iniciativas precisamente com o objetivo de desenvolver o projeto Side Up e, ao mesmo tempo, dar utilidade a um edifício que já teve a função de residência de estudantes.

A infraestrutura está muito degradada e em risco de ruir. A parte interior está em ruínas e comporta um risco para a saúde pública.”

A reativação da antiga residência de estudantes da cidade macedense continua entre as pretensões da autarquia.

Escrito por ONDA LIVRE