Oiça a peça aqui:
A noite de 31 de outubro celebra o típico dia das bruxas, ou em inglês, o Halloween. O primeiro registo desta celebração remonta a 1745, e no calendário cristão era o dia que significava a véspera do dia de todos os santos – All Hallows’ Eve.
Atualmente, embora ainda se faça a alusão aos mortos, a data converteu-se numa grande festa, com origem na Inglaterra que se foi difundindo pelo mundo e que perdura até hoje.
Muitos protestantes celebravam-na usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes: trick or treat (doçura ou travessura).
Esta noite, por Macedo de Cavaleiros, a data vai ser celebrada à antiga, e a Casa do Professor organizou um evento que pretende aliar tradições e histórias, como refere Virgínia Sousa, membro da direção:
“O halloween é uma festa importada e que levou a que a juventude se esquecesse que, em muitas aldeias de Trás-os-Montes, era tradição que na passagem do dia 31 de outubro para 1 de novembro, se acendesse uma fogueira que tinha o objetivo de iluminar os mortos na passagem para o outro mundo. É uma tradição histórica, que tem origem nos Celtas, que acreditavam que no dia 31 a natureza adormecia e as almas eleitas era elevadas à qualidade de santos. Com a introdução do halloween, foi-se esquecendo esta temática e os jovens perderam esta tradição.
Na Casa do Professor, decidimos aliar o o halloween atual com o mais antigo. Vamos ter a fogueira, vamos fazer invocação das almas, e depois vai haver música, queimada e o cemitério.”
Uma noite que promete ser muito assustadora:
“Assustadora, muito assustadora. É um evento aberto a toda a gente, gostaríamos que houvesse muitas participações, era sinal que as pessoas não se querem esquecer das tradições do nosso povo.Já decorámos a casa com muitas coisas aterradoras e o cemitério está pronto, com campas.”
Invocação de espíritos, leitura de cartas, bola de cristal, música e doces, esta noite na Casa do Professor, em Macedo de Cavaleiros.
É caso para dizer, doçura ou travessura?
Hoje, as partir das 21h00, celebra-se o halloween na casa do professor de Macedo de Cavaleiros, para o qual estão todos convidados. A entrada é gratuita.
Escrito por ONDA LIVRE