A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM – TTM) tem agora disponíveis balcões móveis para cada um dos concelhos.
As nove carrinhas eléctricas estão adaptadas e equipadas com material informático, acesso à internet e foram ontem entregues municípios.
O modelo descentralizado de prestação de serviços, com características do Balcão do Cidadão, foi apresentado em Bragança, na presença do secretário de Estado da Modernização Administrativa. Luís Goes Pinheiro referiu que o modelo pode ser replicado no resto do país:
“Temos assistido à desertificação dos serviços públicos e das zonas de menor densidade populacional.
As carrinhas possibilitam um conjunto de serviços que são acessíveis por via eletrónica. Com tecnologia, criatividade e muita vontade é possível prestar serviços públicos junto das populações onde elas se encontram.
Isto é muito importante porque as pessoas merecem e precisam disto.
A nossa intenção é estimular de forma a que este bom exemplo seja replicado nas restantes CIMs . É um excelente exemplo.”
Os balcões móveis querem chegar a 547 localidades, num total de mais de 63 mil pessoas e vão levar 240 serviços públicos às populações:
“Revalidar a carta de condução, pedir a certidão de registo criminal, alterar a morada no cartão de cidadão e pedir cartão europeu de saúde, são alguns dos 240 serviços prestados de 18 entidades da administração central, mas quem sabe, um dia, até possam vir a ter serviços de outras entidades, designadamente autarquias e juntas de freguesia.
O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, destacou a importância deste projecto que descentraliza e aproxima os serviços públicos, num território disperso e envelhecido:
“Muitas vezes, as pessoas têm alguma dificuldade em se deslocar nestes territórios que, por vezes, estão longe da sede de distrito.
Levarmos estes serviços às populações é uma mais-valia porque passam a estar disponíveis à porta de casa, de forma fácil e com alguém para auxiliar, evitando filas de espera e outras dificuldades do serviço públicos.”
O projeto foi executado em colaboração com a Agência para a Modernização (AMA), para permitir a disponibilização de serviços da Administração Central, tendo sido também ontem celebrado, um protocolo de colaboração entre esta entidade e as nove câmaras municipais da CIM Terras de Trás-os-Montes.
Foto: Município de Bragança
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

