Pedro Oliveira é cabeça de lista do BE por Bragança às legislativas

O Bloco de Esquerda apresentou ontem Pedro Oliveira como o cabeça-de-lista por Bragança às próximas eleições legislativas. O partido escolheu a antiga estação de caminhos-de-ferro da capital de distrito para de forma simbólica apresentar a lista, já que o clima e os transportes públicos e mais ecológicos são pontos fortes da campanha dos bloquistas:

“Nós apresentamos-nos a estas legislativas com duas grandes bandeiras: as alterações climáticas e uma economia democrática. Primeiro que tudo, a ferrovia em Bragança, é óbvio que em todo o país, mas especialmente em Bragança, uma ferrovia que ligue não apenas as grandes cidades, como Mirandela, Macedo e Bragança, mas que existam algumas alternativas para os outros concelhos. Uma rede de transportes rodoviários públicos, efetivamente públicos, que chegue a todos os concelhos, para que os nossos jovens se fixem nas nossas cidades e para que possamos atrair outras pessoas.”

Para o docente e investigador do Instituto Politécnico de Bragança, na área de linguística, de 37 anos, que nasceu em Lisboa mas escolheu Trás-os-Montes para se fixar, uma das maneiras de atrair população, nomeadamente jovem, para a região, é através do investimento forte no IPB:

 “Investindo fortemente no nosso instituto politécnico, que não seja apenas um instituto onde as pessoas tirem o curso e ao fim de três ou cinco anos se vão embora, queremos que se fixem. Que se invista fortemente nos centros de investigação para que se atraia um corpo docente, investigadores e estudantes que venham do Litoral para o Interior e não o inverso.”

Apesar das dificuldades reconhecidas de eleição de um deputado por Bragança, Pedro Oliveira considera que a hipótese não está completamente afastada:

“Nós vamos sempre para eleições para vencer. Queremos mostrar às pessoas que podemos fazer a diferença. Nós vamos fazer a diferença porque as políticas de austeridade que têm sido aplicadas pelos governos do PS, PSD e CDS não servem os portugueses. Vamos à luta para ganhar e se não ganharmos e se não elegermos nenhum deputado, estaremos cá daqui a quatro anos”.

A restante lista é composta por Catarina Assis, deputada Municipal do BE em Bragança, Marco Gomes, de Vila Flor, Tânia Pinto, de Mirandela, e candidata independente, Fernando Oliveira residente em Bragança e Sara Canteiro.

Foto: Rádio Brigantia

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)