Virose leva dezenas de alunos de Bragança às urgências

Vómitos e diarreia são os principais sintomas que se têm manifestado. O maior número estudantes afectados frequenta o liceu Emídio Garcia, mas também já se verificaram casos em outras escolas do concelho. Segundo o delegado de saúde de Bragança, Luís Casinha, trata-se de uma virose e foi afastada qualquer hipótese de intoxicação alimentar:

“É do nosso entendimento que é uma gastroenterite de origem vírica. Julgo que da escola Emídio Garcia apareceu-nos um número mais elevado de casos que se deve à dimensão estudantil da escola e ao tipo de actividades, que têm a ver com as eleições para a associação de estudantes”

Neste caso, é importante que os alunos afectados bebam muitos líquidos para se manterem hidratados, e quanto a medidas de precaução, o delegado de saúde aconselha a que sejam lavadas as mãos com alguma frequência.

Numa nota enviada às redações, a Unidade Local de Saúde no Nordeste esclarece que se apurou “após estudo epidemiológico, que o quadro clínico não foi motivado pelo consumo de alimentos que pudessem estar contaminados, mas provavelmente causa vírica” e que os “casos registados até ao momento foram acompanhados na Unidade Hospitalar de Bragança, encontrando-se apenas um doente em observação”.

Assegura que a situação vai continuar a ser monitorizada e recomenda “o reforço das habituais medidas de higiene quando em contacto com pessoas afetadas”.

A virose tem-se propagado pelas escolas do concelho de Bragança desde terça-feira.

Escrito por Rádio Brigantia e Onda Livre