ULSN alarga projeto “Stop Infeção Hospitalar!” a mais serviços da unidade

A Unidade Local de Saúde do Nordeste alargou o projeto “Stop Infeção Hospitalar!” a mais serviços hospitalares e aos cuidados de saúde primários.
Trata-se de um projeto que iniciou em 2015, com o objetivo de reduzir as infeções associadas aos cuidados de saúde nos diferentes serviços hospitalares, e desde então tem vindo a progredir de forma positiva, com destaque para a redução das infeções em cesarianas que foi de 100%, as infeções da corrente sanguínea que reduziram em 95% e as associadas à Cirurgia da Anca-Prótese, que diminuíram em 91%.
No que respeita aos Cuidados de Saúde Primários, o projeto teve início no Centro de Saúde de Vila Flor a nível da Prevenção de Infeções Urinárias Associadas a Cateter Vesical, mas a pretensão é que chegue a todos os centros de saúde do distrito de Bragança.
Desde a sua implementação, inicialmente em quatro serviços hospitalares, este projetos tem vindo a ser alargado, tendo como objetivo a plena implementação em todos os serviços da ULS do Nordeste até ao final do 1º semestre de 2020.
Este projeto surgiu de um desafio lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian que o ano passado distinguiu 12 unidades de saúde a nível nacional pela excelência dos resultados neste projeto, tendo a ULSN sido uma delas.

Fonte e foto: Unidade Local de Saúde do Nordeste

Escrito por ONDA LIVRE