Comitiva que representa os Caretos de Podence já está na Colômbia

Já está em Bogotá a comitiva que vai representar os Caretos de Podence na revelação da resposta à Candidatura das Festas de Inverno do Carnaval de Podence a Património Imaterial da Humanidade, decidida por um comité independente que reúne na capital colombiana de hoje até sábado.

O promotor desta candidatura é o município de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a Associação Grupo dos Caretos de Podence.

O autarca, Benjamim Rodrigues, refere que se a candidatura for aprovada, vai trazer muitas mais-valias para o concelho:

“Esta candidatura, trazendo-nos o selo da UNESCO, acaba sempre por fazer com que uma tradição já secular se transforme numa bandeira do nosso concelho.

Já nos últimos tempos, o Entrudo Chocalheiro tem tido uma marca bem vincada, já com fama internacional, porque na altura das festividades, temos sempre muitos forasteiros que nos visitam, não só nacionais mas também internacionais.

Isto trará sempre uma porta económica importante, dinamizando a economia local, os artesãos e também os produtos endógenos.

Toda aquela dinâmica que se tem vindo a construir ao longo dos anos, nomeadamente com alojamento local ou até espaços rurais, criam todo um movimento e uma empregabilidade muito importante para o nosso concelho.”

António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, está confiante de que vai sair fumo branco em Bogotá, o que acontecendo, será inédito em Portugal:

“É um grande orgulho para mim estar presente em um momento que vai ser único e vamos acreditar que vai sair fumo branco em Bogotá.

Vai ser algo inédito, será o primeiro Património Imaterial de Portugal em termos de festividades, e isso é ainda mais gratificante porque tem outra visibilidade, trazendo também mais responsabilidade após esse momento.”

O caminho a Património Imaterial da Humanidade começou a ser trilhado em 2014 mas a candidatura teve de aprofundar alguns aspetos, a pedido da Comissão Nacional da UNESCO em 2017, sendo entregue no ano seguinte.

Sendo ela relativa às festas destes mascarados, contempla vários aspetos associados à tradição:

“Para haver caretos é preciso haver trajes, alguém que faça máscaras, e Podence tem conseguido manter esses costumes, o que também contribui para que esta tradição, que nos anos 60/70 esteve quase extinta, hoje continue viva.”

Prevê-se que a decisão do comité independente à candidatura dos Caretos de Podence se conheça no dia 11, quarta-feira.

Foto: Página Entrudo Chocalheiro

Escrito por ONDA LIVRE