A associação Rionor vai ter a sede em Espanha, na Casa do Professor, situada em Rihonor de Castilla. A assinatura do contrato de cedência, por parte do Ayuntamiento de Pedralba de la Pradería, estava marcada para sábado, mas não aconteceu. Segundo o presidente da associação, Francisco Alves, há alguns pontos a clarificar devido às obras necessárias no edifício:
“Nós queremos ter uma sede em Espanha e outra em Portugal, em Bragança, e não abdicamos das duas coisas. A Casa do Professor vai ser cedida para a sede, mas é necessário fazer obras e o Ayuntamiento não pode fazer as obras e não nos enviou anteriormente o contracto e há aqui alguns pontos que temos que clarificar com eles. Precisamos de saber também os problemas que o edifício tem jurídicos.”
No mesmo dia decorreu ainda a assembleia da Rionor, em que foi votado o plano da associação para 2020. Francisco Alves destaca a manifestação que já estava prevista para reivindicar algumas estruturas importantes para esta zona transfronteiriça:
“Tínhamos uma manifestação prevista que é fazer um cordão humano entre a Puebla e Bragança. Tem que haver a congregação de muitas entidades, não pode ser a Rionor. Para reivindicar o comboio, a estrada e conexões de redes de dados e para rentabilizar o aeroporto de Bragança: estas são as grandes medidas que nós queremos.”
Para o próximo ano, Francisco Alves quer aumentar a divulgação da Associação Rionor. Francisco Alves lembrou ainda que a Rionor tem um orçamento “muito” curto, de pouco mais de cinco mil euros anuais.
Foto: Rádio Brigantia
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)