Aprovado o regulamento para o projeto “Geração Futsal” do Grupo Desportivo Macedense

Já foi aprovado o regulamento para o funcionamento em pleno do projeto “Geração Futsal” do Grupo Desportivo Macedense. Depois do anúncio, em julho de 2019, do regresso deste trabalho de formaçaõ das camadas jovens, Rui Costa, que tinha sido delegado treinador apresentou demissão e ficou “em suspenso” a continuidade do projeto nos moldes inicialmente previstos.

Agora, com nova direção à frente dos comandos do Macedense, Rui Costa afirma que a falta de concenso na aprovação deste regulamento, foi o motivo da sua demissão:

“Este regulamento foi o que originou a minha demissão, e nem foi a não aprovação, porque nós nem passamos do artigo 1. Quando negociei com a direção anterior, e falo de uma negociação entre amigos, havia coisas que tinham de ser impostas porque há uma mudança de paradigma na formação. Felizmente, a Federação obriga-nos a seguir outro caminho. O GDM já fez várias tentativas de formar com qualidade.” 

 

Este será o ano menos um deste projeto para que se consigam agilizar todos os parâmetros necessários ao correto funcionamento do mesmo:

“Este ano vai ser o ano menos um, porque está a ser implementado tudo durante o quadro competitivo. Estamos a criar quadros de treinadores, equipas e a estabilizar as coisas. Desejavelmente, na próxima época, o projeto arrancará com calma. Esperemos que num curto espaço de tempo, falo de cinco a seis anos, comecemos a ver novamente ateltas formados do GDM a chegar aos seniores, algo que outrora era muito recorrente acontecer.”

 

Rui Costa, treinador e diretor técnico, admite que se começa já a formar a família “Geração Futsal” e que todos os dias têm sido apresentados novos treinadores aos mais pequenos:

“Primeiro estava eu a treinar sozinho, por diversas razões que nada têm a ver com a direção anterior. Depois, começaram a surgir mais treinadores e conseguimos mais apoio. Este mês, temos apresentado todos os dias treinadores aos atletas. Eu tenho acompanhado os treinos e dado formação aos treinadores. É um processo que vamos construindo.” 

 

O “Geração Futsal” conta com mais de 60 atletas e estima-se que, a longo prazo, possa trazer bons frutos no que toca à formação de jovens desportistas.

 

Escrito por ONDA LIVRE