Autarquia de Macedo tem planos para reduzir perdas de água no concelho

Autarquia de Macedo tem planos para reduzir perdas de água no concelho

As perdas de água continuam a ser um dos assuntos que mais preocupa o Município Macedense e há medidas que vão ser implementadas para reduzir estes valores.

Benjamim Rodrigues refere que vai ser comprado equipamento específico para controlo e diagnóstico dessas perdas:

“Nessa área, além dos estudos que estão em curso e irão continuar, vamos também fazer investimento na compra de equipamento específico para controle e diagnóstico, e espero que possamos adjudicar um projeto que nos faça, rapidamente, reverter esses gastos com perdas. Penso que num plano a quatro anos poderemos reduzir drasticamente os valores que nos põe na linha vermelha.”

Só as perdas reais de água rondam os 69% e as perdas comerciais passam pelos 80%, cerca de 700 mil euros anuais, em situações de não cobrança ou isenção, como é o caso de algumas instituições:

“Águas que as instituições consomem, que em qualquer autarquia é paga, aqui não é.

São exemplos disso os bombeiros, associações, e toda uma série de instituições que acabam por nos fazer levantar a fatura comercial e nos põe além das perdas reais.
Temos também situações confirmadas de perdas de águas constantes, perdas e desvios ilícitos que estamos a querer inverter e colmatar. “

Macedo de Cavaleiros continua no topo da lista dos municípios que desperdiçam mais água no país. Segundo os dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos relativos ao ano de 2018, no concelho são desperdiçados diariamente 538 litros por ramal, o que em termos percentuais se traduz em 69,5% da água.

Quanto à dívida de nove milhões de euros à empresa Águas do Norte, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros tem acordado um prazo de 20 anos para efetuar o pagamento.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar