Eduardo Cabrita anuncia controlo de fronteira terrestre entre Portugal e Espanha

O controlo de fronteira terrestre entre Portugal e Espanha vai ser reintroduzido como medida de prevenção à pandemia do novo coronavírus. A medida foi avançada, hoje, numa comunicação ao país, feita pelo ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita esclareceu que existirão apenas nove pontos de passagem, a ser devidamente controlados, e que as fronteiras terrestres apenas estarão abertas para a passagem de mercadorias e trabalhadores que tenham de se deslocar:

“Estamos a trocar as notas técnicas que permitirão, ainda hoje, reintroduzir controlo nas fronteiras terrestres, estabelecendo exclusivamente nove pontos de passagem, que será para mercadorias e trabalhadores que, por razões profissionais, tenham de se deslocar ao outro lado da fronteira. Em todos os outros, a passagem será absolutamente interditada.” 

 

Dos 9 pontos de passagem, um deles é Quintanilha, em Bragança, e Vila Verde da Raia, em Chaves. Eduardo Cabrita esclareceu ainda que “a prioridade deve ser dada à manutenção de disponibilidade de bens essenciais”, nomeadamente material médico, de saúde e protecção, como máscaras. O fecho das fronteiras era também uma preocupação apresentada pela Comissão Distrital de Protecção Civil de Bragança. Segundo declarações prestadas, ontem, à SIC, o presidente da Comissão, Francisco Guimarães confirmou que, por estes dias, vários espanhóis atravessaram a fronteira e entraram no país.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)