Primeiro caso de Covid-19 em Bragança

(Atualizada 17/03 10:18)

Um homem de 72 anos, natural de Mirandela, mas que reside em Bragança, há vários anos, é o terceiro infetado com o novo Coronavírus – Covid 19 – do distrito, depois dos dois casos já confirmados em Mirandela, desde o final da semana passada.

Trata-se de um doente oncológico que terá sido infetado numa recente deslocação ao IPO (Instituto Português de Oncologia) na cidade do Porto.

Depois de confirmado o teste positivo, esta segunda-feira, o homem de 72 anos, aposentado e antigo funcionário notarial, foi internado no hospital de São João, na cidade invicta.

Entretanto, estão a ser seguidas as orientações da Direção-Geral de Saúde, com os familiares diretos e os contactos mais recentes deste homem a estarem sujeitos a quarentena e a vigilância das autoridades de saúde.

É o terceiro caso de Covid 19 confirmado no distrito de Bragança, depois dos dois primeiros casos positivos registados em Mirandela. Trata-se de um serralheiro de 53 anos e um enfermeiro de 34.

O terceiro caso no distrito foi confirmado, esta segunda-feira, no dia em que aconteceu a notícia da primeira morte de um homem infetado pela pandemia Covid 19, em Portugal. Um homem de 81 anos.

Para evitar que a epidemia se espalhe, a DGS reforça os conselhos relativos à prevenção: evitar contacto próximo com pessoas que demonstrem sinais de infeção respiratória aguda, lavar frequentemente as mãos, tapar o nariz e a boca quando espirra ou tosse e lavar as mãos de seguida pelo menos durante 20 segundos.

Em caso de apresentar sintomas coincidentes com os do vírus (febre, tosse, dificuldade respiratória), a autoridade de saúde pede que não se desloque às urgências, mas para ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

INFORMAÇÃO CIR (Terra Quente FM)