“De mãos dadas com quem mais precisa” é o nome da iniciativa que junta três amigas macedenses que pretendem ajudar famílias que estejam a passar por dificuldades devido à pandemia Covid-19.
Cristiana Figueiredo, uma das envolvidas, conta como funciona este pedido de auxílio:
“Esta ideia surgiu numa conversa entre amigas devido à grande polémica que houve depois da Câmara Municipal ter dado ajuda à comunidade búlgara. Quisemos unir-nos para ajudar a restante população. Primeiro, fizemos uma página de facebook para perceber se havia doações e pessoas carenciadas que nos contactassem e começámos de imediato a receber pedidos.
As pessoas enviam-nos mensagem a pedir ajuda e nós analisamos as situações com o maior carinho. Damos prioridade a quem está sem receber qualquer apoio. Embora a nossa ideia seja que a ajuda chegue a todos, temos alguns critérios de seleção.”
O grande foco desta ajuda é a entrega de bens alimentares, segundo o agregado familiar:
“Nós estamos a pedir que as pessoas nos ajudam a reunir bens e, felizmente, temos encontrado muita bondade. Consoante o que nos dão, fazemos cabazes que vão de encontro às necessidades das pessoas que vivem em casa. Temos especial atenção quando há crianças para podermos dar algum leite, cereais e iogurtes. Os cabazes nunca serão iguais para todos, depende sempre de vários fatores.”
Entretanto, este grupo de amigas já tem uma parceria com um hotel e com os Bombeiros Voluntários de Macedo de Cavaleiros, locais onde, todos aqueles que queiram ajudar, podem deixar os bens que pretendem doar.
Escrito por ONDA LIVRE