Há cerca de dois meses que a Rádio Onda Livre tem transmitido, através de diversas plataformas digitais, as eucaristias dominicais.
Com a pandemia em que todos vivemos devido ao novo coronavírus e ao confinamento obrigatório imposto pelo Estado de Emergência, entretanto retirado, as celebrações das missas deixaram de ser possíveis devido ao ajuntamento de pessoas.
Numa união entre a Unidade Pastoral da Divina Misericórdia e a Onda Livre, a mensagem de esperança e de fé tem chegado a casa de todos aqueles que residem em Portugal, mas também aos emigrantes espalhados pelo mundo. Através do site, da rádio ou do youtube, centenas de pessoas têm acompanhado estas transmissões que têm tido um feedback bastante positivo, considera o padre Roberto Felipe, da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia de Macedo de Cavaleiros:
“Há um grande agradecimento das pessoas por podermos chegar aos lares de todos através da Onda Livre. Somos gratos e muita gente nos tem ligado a dar os parabéns por esta iniciativa. Estamos a ter um feedback extraordinário. Eu costumo dizer que o melhor seria estarmos com as pessoas mas como não podemos, esta é uma solução que tem satisfeito bastante.”
Desde 2015 que a Cooperativa de Informação e Cultura, Rádio Onda Livre Macedense, abriu horizontes e juntou aos microfones as câmaras de filmar. Atualmente, a vertente vídeo tem sido uma das preferências de todos os ouvintes, como refere Joaquim Santos, presidente desta Cooperativa:
“A proximidade foi sempre um dos grandes objetivos da minha direção, aproximar a rádio de toda a população. Hoje, mais do que nunca, temos essa necessidade de estarmos juntos de todos e conseguimos transmitir esperança e informação.
Temos transmitido as missas e é muito importante porque todos nos falam da importância deste trabalho. A Onda Livre TV é um projeto com muito sucesso, que foi idealizado por nós, e embora tenha estabilizado nos últimos tempos, com os meios que temos estamos a tentar fazer mais e melhor. É importante a imagem, e todos nos têm dado os parabéns. Temos muitos emigrantes que nos acompanham e que reconhecem o nosso trabalho.
Apesar das várias contrariedades que temos tido, queremos continuar a desempenhar as nossas funções em prol de todos.”
Apesar de no final de maio tudo indicar para que as celebrações das eucaristias possam começar a realizar-se com população, o padre Roberto Felipe não deixa de salientar que os cuidados de segurança e higiene são para continuar a manter:
“Até 30 de maio não teremos missas com povo. Depois dessa data, poderá haver novas decisões mas a abertura das igrejas já está a acontecer, embora que de forma limitada.
O Estado de Emergência acabou mas o vírus continua entre nós e por isso reforço que haja cuidados especialmente em lavar as mãos e ter máscaras. É importante cuidar de nós e não contagiar outras pessoas.”
Este domingo, às 17h, pode acompanhar a missa em direto do Santuário de Santa Maria Madalena, na freguesia de Amendoeira, Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE