Atualizada a 04/06 às 16:01
A ministra espanhola do Turismo anunciou, hoje, que Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a partir do próximo dia 22.
A ministra adiantou ainda que é possível que, nesse dia, também seja levantada a quarentena para pessoas que cheguem de Portugal ou França através da fronteira terrestre.
Entretanto, o ministro dos Negócios Estrangeiros português manifestou-se hoje surpreendido com o anúncio por Espanha e sublinhou, à Lusa, que quem decide sobre a reabertura da fronteira portuguesa é Portugal:
“Espanha já tinha tomado uma decisão de impor a quarentena a pessoas que entrassem e comunicou que isso aconteceria até finais do mês de junho. Agora, fomos surpreendidos com as declarações da Ministra do Turismo em Espanha que anuncia a abertura da fronteira para o dia 22. Ora, quem decide sobre a abertura da fronteira portuguesa é, naturalmente, Portugal.”
O Governo espanhol antecipa a data de abertura das fronteiras numa semana, depois de ter anunciado em 25 de maio que ia levantar as restrições ao movimento de pessoas, nomeadamente a turistas estrangeiros, apenas em 1 de julho.
O Governo português ainda vai decidir quando a reabertura da fronteira será conveniente no âmbito da atual pandemia de covid-19.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)