Há mais um novo caso de Covid-19 importado de Lisboa.
Em menos de uma semana, o distrito de Bragança já regista cinco casos positivos para o novo coronavírus de pessoas que vieram passar alguns dias de férias ao distrito de Bragança, oriundas da região de Lisboa e Vale do Tejo.
Os primeiros quatro casos aconteceram no passado fim-de-semana e o quinto foi registado, ontem.
Trata-se de uma mulher de 56 anos que está internada, desde a madrugada desta quinta-feira, no hospital de Mirandela.
A mulher é natural de São Salvador, mas reside na Grande Lisboa e tinha vindo recentemente passar alguns dias com a família naquela localidade do concelho de Mirandela.
Já na passada segunda-feira, tinha recorrido ao serviço de urgência do hospital de Mirandela com alguns sintomas, mas que acabaram por não ser validados como sendo um possível caso de Covid-19.
Depois de regressar a casa, o seu estado piorou e voltou ao serviço de urgência do hospital mirandelense, na noite de quarta-feira, ficando mesmo internada e submetida ao teste para a Covid-19, cujo resultado
laboratorial foi conhecido esta quinta-feira, confirmando-se o teste positivo.
As autoridades de saúde pública já sinalizaram a rede de contactos deste novo caso e serão tomadas medidas de prevenção por forma a conter um possível contágio.
É mesmo a única alteração na situação epidemiológica do distrito, nas últimas 24 horas.
Três meses depois do início da pandemia no distrito de Bragança e depois de realizados perto de 13 600 testes estão confirmados 270 casos que provocaram 24 óbitos.
Já recuperaram 212 pacientes, restando 34 pessoas ainda com a doença ativa. 20 são do concelho de Bragança. 4 de Macedo de Cavaleiros. 2 de Vinhais, enquanto Mirandela, Alfândega da Fé e Miranda do Douro têm um caso cada.
Há agora cinco pacientes infetados que são contabilizados como casos importados da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)