Lobos voltam a atacar em Caravela (Bragança)

Dois lobos voltaram a fazer estragos, no sábado, em Caravela, no concelho de Bragança. Os animais atacaram o rebanho de Evangelista Romão e mataram três ovelhas e um dos cães que as guardava. Já na quarta-feira estas ovelhas tinham sido atacadas, tendo os lobos morto duas delas. O pastor, de 75 anos, deparou-se com os lobos dentro da corriça e diz que se não tivesse chegado mais cedo tinham matado as 80 que lá tinha:

“Fui lá às seis da manhã, quando chego lá perto vejo dois cães, um no meio do caminho a ladrar, muito aflito, e o outro morto. Quanto abri o portão da corriça andavam lá dois lobos dentro. Fui à volta, pelo outro lado, para ver se conseguia fechar a porta e eles ficavam lá dentro. Mas não consegui, acabaram por sair, saltaram por um portão. Mataram três ovelhas e o cão e feriram cinco ou seis. Estava tudo revolvido, parecia o fim do mundo. Se demorava mais um bocado matavam-nas todas.”

O rebanho deste pastor não sofria nenhum ataque desde 2008. Como este ano já é a terceira vez que a situação se repete, mostra-se apreensivo, já que as ovelhas nem na corriça são poupadas:

“Não as posso deixar em sítio nenhum nem nada porque andam lá todos os dias. Um é um lobo grande.”

Os técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas já verificaram a situação, tanto em Abril como na quarta-feira. O pastor considera que devia ser compensado pelos estragos mas não acredita que isso venha a acontecer:

“No outro dia estiveram lá a ver e analisar. Já fiz fotografias às que foram mortas desta vez. Deviam pagar estes estragos mas não estou a ver nada. Isto assim não pode ser.”

Na semana passada os lobos atacaram as ovelhas enquanto estas pastavam num lameiro. Desta vez entraram na própria corriça.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)