Restam apenas duas camas na Unidade de Cuidados Intensivos da ULSNE

Restam apenas duas camas na Unidade de Cuidados Intensivos da ULSNE

O aumento de casos de Covid-19 com necessidade de internamento no distrito de Bragança, levou a que a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) reforçasse o número de camas nos hospitais que a integram (Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela).

Há mais 21 camas em enfermaria no Hospital de Bragança. Um aumento que só foi possível devido ao cancelamento de cirurgias programadas não urgentes em articulação com os restantes hospitais do distrito, como refere Eugénia Madureira, diretora clínica da ULSNE:

“Quando a nossa taxa de ocupação atingiu os 80%, isso foi um sinal de alerta. Aí, programamos as coisas para adquirir mais camas.

O serviço de ortopedia de Macedo de Cavaleiros e de cirurgia geral da Unidade de Mirandela estão a servir-nos de retaguarda para os nossos doentes cirúrgicos. Aqui em Bragança só temos cirurgias para doentes urgentes e prioritários. Daí conseguirmos este aumento de camas de enfermaria a doentes Covid.”

 

Eugénia Madureira sublinha ainda que todos os profissionais têm ajudado no combate à pandemia e deixa o apelo para que as pessoas não deixem de ir ao hospital quando se sentirem doentes:

“Como a nível de cirurgia programada houve alguns cancelamentos, os anestesistas estão a colaborar connosco a nível dos Cuidados Intensivos, assim como alguns internistas que têm mais formação na área de intensivismo. 

As pessoas continuam a ter medo de vir aos hospitais, por isso é importante referir que os serviços de saúde estão preparados e estão seguros, por isso não fiquem em casa  a protelar uma situação que pode ter graves consequências.”  

 

Segundo os últimos dados cedidos, há 91 doentes Covid internados nos hospitais da ULSNE, sendo que 76 estão em enfermaria e 15 em Unidade de Cuidados Intensivos.

Quanto à capacidade de camas ocupadas já ronda os 80%.

Na entidade restam apenas duas camas em Cuidados Intensivos e 42 em enfermaria.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados