(atualizada às 00h32)
À semelhança do restante país, também no concelho de Macedo de Cavaleiros Marcelo Rebelo de Sousa foi o que recebeu mais votos da população, num total de 3700.
As 30 freguesias deram vitória ao atual presidente, tendo na maior, a da sede de concelho, votado em Marcelo 58,18% dos eleitores que foram às urnas. A maior percentagem foi registada na aldeia de Corujas, onde 83,16% votaram em Marcelo.
Em segundo lugar aparece André Ventura, o líder do partido Chega que reuniu 15,8% da preferência dos macedenses. Em terceiro lugar ficou a socialista Ana Gomes com 9,1% dos votos.
Em quarto aparece Vitorino Silva, com 3,5% dos votos do concelho, depois Marisa Matias com 3,2%, João Ferreira com 2,4% e, em último, Tiago Mayan Gonçalves com 1,9% da votação.
Ainda assim importa dizer que a grande vencedora destas eleições foi a abstenção, que tal como a nível nacional também no concelho de Macedo foi elevada, com 66,9% dos macedenses a não ir às urnas.
No distrito de Bragança, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu 60,4% da votação, seguindo-se Ventura com 17,6%, em terceiro ficou Ana Gomes com 10,8%, Vitorino Silva foi o quarto mais votado com 3,7%, Marisa Matias conseguiu 3,4% da votação, João Ferreira 2,3% e Tiago Mayan Gonçalves ficou em último com 1,9%.
Se compararmos os resultados eleitorais com os de há cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu desta vez menos 8955 votos do que em 2016 no distrito brigantino, descendo 1,5% pontos percentuais na votação. Já Marisa Matias, que nas eleições anteriores ficou em 3º lugar no distrito com 7,3% dos votos, desta vez encaixou na quinta posição com 3,4% da preferência no nordeste transmontano. Na lista dos recandidatos está ainda Vitorino Silva, que desta vez teve mais 74 votos dos eleitores do distrito de Bragança.
Foto: presidencia.pt
Escrito por ONDA LIVRE