Um mês depois de ter arrancado a vacinação contra a Covid-19 nos lares, começaram agora a ser vacinadas, no concelho de Vimioso, as pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos e patologias associadas.
Até sexta-feira já tinham recebido a primeira dose cerca de uma centena de utentes. São pessoas com mais de 80 anos ou mais de 50 e algumas doenças, “nomeadamente insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica”.
Segundo a ULS do Nordeste a vacinação “vai continuar neste concelho até à imunização de todas as pessoas que fazem parte do primeiro grupo prioritário, estendendo-se, de forma gradual, aos restantes concelhos do distrito de Bragança”. Para serem vacinadas, as pessoas serão contactadas por SMS, através do número 2424, e depois será agendada a toma. Como alternativa, poderão também ser convocadas por telefone, por carta ou através da articulação com as entidades parceiras das instituições de saúde na comunidade.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste informou ainda que a vacinação irá decorrer nos centros de saúde do distrito de Bragança. A campanha irá desenvolver-se em três fases, de acordo com os grupos prioritários previamente definidos no Plano Nacional de Vacinação. A ULS do Nordeste diz estar “empenhada na sua implementação, de forma transparente, assegurando a gestão rigorosa das vacinas e de eliminação do desperdício, atendendo aos prazos estipulados para a administração das vacinas”.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)