Assembleia Municipal de Macedo quer atribuir medalha de mérito a António Carneiro

A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou propor à câmara que António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, seja homenageado com medalha de mérito grau ouro no dia do município, a 29 de junho.

A proposta foi apresentada pela bancada do PSD na última reunião de Assembleia Municipal e acabou por ser apoiada pelos restantes partidos.

Uma das justificações para esta homenagem é o facto de o presidente da associação ter sido o impulsionador da tradição e não a ter deixado cair no esquecimento, referiu à assembleia a deputada Inês Falcão:

“Foi em 1985, que o ritual do Entrudo Chocalheiro ganhou vida. Quando o grupo foi transformado numa Associação Cultural, o objetivo principal era o de preservar estes eventos tradicionais. A partir desta época, António Carneiro foi o impulsionador e não abandonou a tradição, incentivando sempre os seus conterrâneos a demonstrarem o potencial e valor que todos, hoje, reconhecemos a este Entrudo. Tem por isso, mérito por sempre se ter dedicado a uma causa pública. Os Caretos são Património da Humanidade mas alerto que não podem ficar confinados ao selo da UNESCO.”

Contactado, António Carneiro não quis, por enquanto, pronunciar-se.
A proposta vai ainda ser levada a reunião de câmara para ser aprovada.
Escrito por ONDA LIVRE