Assembleia Municipal de Vinhais aprova moção para pedir inclusão da ligação Macedo – Vinhais – Gudiña no PRR

Na última Assembleia Municipal de Vinhais foi ainda aprovada uma moção que pede a inclusão da ligação Macedo de Cavaleiros-Vinhais-Gudiña no Plano de Recuperação e Resiliência.

 O presidente da câmara, Luís Fernandes, refere que desta forma pretende demonstrar o descontentamento pela não inclusão da ligação:

“Entendemos que é fundamental, não só para o concelho e para a região, mas para o país, tendo em atenção que permite a ligação à estação do AVE, na A Gudiña, que é das mais importantes da Galiza, e também a ligação à A52, auto-estrada que liga a Corunha a Madrid e claro manifestámos o nosso descontentamento por não estar incluída no PRR.”

O município de Vinhais quer que a rede 5G, prevista no Plano de Recuperação e Resiliência, seja instalada em primeiro lugar nas zonas do interior com falhas de rede móvel e internet. Foi também aprovada uma moção, na última Assembleia Municipal, que reclama a solução para estes constrangimentos. Segundo o presidente da câmara, há zonas do concelho que nem existe TDT:

“Claro que é preciso fazer uma aposta muito grande, porque em alguns sítios nem 4G, nem 3G, nem G e nem mesmo a TDT, é por que o município ajuda e colabora, porque senão as pessoas nem televisão tinham.”

Em muitas aldeias do concelho de Vinhais a rede móvel é facultada por operadoras espanholas. A zona da Lomba é uma das mais afectadas. Um problema que preocupa o autarca, uma vez que as pessoas ficam incontactáveis.

Numa fase em que os idosos estão a ser vacinados contra a Covid-19, o isolamento foi evidenciado. Luís Fernandes acredita que algumas pessoas poderiam ficar por vacinar se os autarcas e o centro de saúde não fizessem um trabalho de proximidade e não fosse facultado o transporte da câmara:

“Se fosse só o contacto como é indicado, por telemóvel, muitas pessoas não eram vacinadas, para além de não terem telemóvel, muitas vezes não há rede.”

Reivindicações da câmara de Vinhais na Assembleia Municipal, que aconteceu no passado dia 26 de fevereiro.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)