Mais pequenos regressam hoje à escola mas continuam as medidas de prevenção contra a Covid-19

Cerca de 500 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros regressam hoje às aulas.

Os cuidados mantêm-se para que as crianças se sintam em segurança, como explica Paulo Dias, diretor deste Agrupamento:

“Internamente mantemos os mesmo procedimentos de desinfeção do espaço, tapetes, álcool para as mãos, etc. Vamos tentar também, ainda antes do terceiro período, fazer a entrega de máscaras, que não é de uso obrigatório, mas que o Ministério da Educação preconizou que os alunos pudessem usar.

Estão muito contentes, dos mais pequenos aos mais graúdos. É uma alegria ver crianças na escola, sem elas é um lugar triste.”

 

E Sílvia Ferreira, mãe de uma aluna de sete anos, vê com bons olhos este regresso:

“É muito importante estar na escola, aprender com o professor, especialmente o 1º e 2º anos. Quanto ao aspeto de socialização, é extremamente importante. A minha filha já estava a acusar pressão e com necessidade de vir conviver com os colegas. 

Ainda são 15 dias antes do final do período, por isso considero essencial este regresso. Estar todos esses dias em casa ainda era muito tempo.”

 

Quanto à retoma do Ensino Secundário, que está previsto acontecer a 9 de abril, ainda não são conhecidas medidas oficiais, acrescenta Paulo Dias:

“Ainda não temos nenhuma informação. Fala-se da questão dos testes e vacinação de professores e funcionários mas, formalmente, ainda não tenho qualquer comunicação.” 

Nesta segunda-feira, abrem também portas as creches. Quanto ao uso de máscara, continua a não ser obrigatório para crianças com menos de dez anos.

Escrito por ONDA LIVRE 

IMG_20210315_085221 IMG_20210315_085207 IMG_20210315_085242