O 3º período escolar começou em segunda-feira e com ele regressaram ao regime presencial os alunos dos 2º e 3º ciclos.
Em declarações à Onda Livre esta manhã, o diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, Paulo Dias, apontou para um regresso com normalidade:
“Tivemos mais 500 alunos a regressar às aulas.
Aconteceu com toda a normalidade, com um ambiente de muita alegria, e creio que o 3º período vai decorrer bem.”
Será agora preciso haver uma readaptação ao regime presencial, tanto para alunos como professores, considera Paulo Dias:
“É um esforço grande para alunos e professores, até porque o ensino à distância não é exatamente a mesma coisa que o ensino presencial e os resultados também não são os mesmos.
Há aqui uma grande ansiedade e preocupação em perceber se as aprendizagens dos alunos estão devidamente consolidadas, se estão bem, tal como os professores, pois estas alterações de vida e forma de trabalhar mexem muito com o bem-estar e com a saúde das pessoas.
Estamos algo apreensivos nesse sentido mas creio que vai correr bem.”
Quanto às medidas de segurança neste regresso, o diretor diz que se mantêm as mesmas que já tinham sido anteriormente adotadas, apenas com a diferença de que o 1º ciclo também vai receber máscaras:
“A única alteração é que iremos distribuir máscaras também aos alunos do 1º ciclo, que não serão de uso obrigatório mas sim recomendado.
Estes alunos não tinham sido abrangidos pela oferta das máscaras nos períodos anteriores e agora vão receber um kit com três máscaras, que em função da duração, calculo que chegarão para a frequência do 3º período.”
Quanto ao calendário escolar, o 9º, 11º e 12º anos vão terminar as aulas a 18 de junho, o 7º, 8º e 10º a 23 de junho e 1º e os 2º ciclo acabam no dia 8 de julho.
Já os exames nacionais vão ter início em julho e vai haver uma segunda fase em setembro.
Escrito por ONDA LIVRE