Nos últimos dias têm acontecido incêndios rurais no distrito, relacionados com o descontrolo de queimas e queimadas. A informação foi avançada pelo capitão da GNR de Bragança, Hernâni Martins:
“As ocorrências de incêndio florestal que têm acontecido não vou dizer que são todos queimas, mas há queimas que se descontrolam e dão origem a incêndios, queimadas muitas vezes não licenciadas que dão origem a incêndios e outros incêndios que surgem por dolo ou negligência.”
Para a realização de queimas, é necessário o registo prévio na plataforma do ICNF ou comunicar à autarquia local. Já as queimadas só são permitidas se for dada a autorização do município e com presença de técnicos de fogo controlado. Em situações de contra-ordenação, algumas pessoas foram detidas e outras constituídas arguidas:
“Temos algumas situações de detidos ou identificados, para depois em âmbito de inquérito por incêndio florestal pode haver arguidos ou pessoas responsáveis pelo ato.”
O prazo para a limpeza de terrenos foi prorrogado até 15 de Maio. A GNR já está a identificar os locais onde ainda não foi feita a gestão de combustíveis:
“As pessoas têm de fazer a gestão do combustível dos seus terrenos, quer em volta das habitações isoladas, quer em volta dos aglomerados populacionais, quer na zona onde existe mato e pinheiros e tem de se fazer a desramação e este tipo de gestão de combustível tem de ser feito até 15 de maio.”
De 15 de Maio até 30 de Junho, as autoridades irão verificar se foi feita a limpeza nos terrenos anteriormente identificados. Para quem não cumprir, a coima para pessoas singulares pode ir de 280 a 10 mil euros, para pessoas colectivas pode ir dos 1600 a 120 mil euros.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)